Monday 12 September 2011

Exposição Jean Paul Gaultier em Montréal




"The Fashion World of Jean Paul Gaultier: From sidewalk to catwalk" (O Mundo Fashion de Jean Paul Gaultier: Das ruas às passarelas) é o nome da  exposição, em cartaz no Museu de Belas Artes de Montréal. Incrível! Simplesmente incrível, apaixonante, um presente poder ter acesso a essa obra, coleção, a essas peças tão impressionantes! Pra mim, chegar a Montréal e encontrar essa exposição foi, sem dúvida, uma mostra do caminho a seguir.






Logo na entrada, uma série de manequins.. de longe não entendi direito como era o rosto delas. Chegando perto, vi que eram projeções das feições do rosto, num rosto liso, de madeira, apenas com o nariz em relevo. Muito bem feito, dando uma impressão realista. Já tinha visto algo parecido, numa outra exposição de Moda que fui em Londres.. mas era uma só. Aqui em Jean Paul, são uns 20 manequins, com essas projeções no rosto, algumas tem audio, falam com você.. Outras te olham, mudam as expressões. E uma delas, claro, é ele mesmo que vos fala! Muito interessante.


























Entrando no mundo de Jean Paul Gaultier, um pouco da sua história. Sua trajetória, das ruas de Paris e Londres, passando pelas parcerias no cinema e na música, com artistas como Almodovar, Luc Besson, Kylie Minogue à Madonna chegando aos dias atuais, com toda sua autenticidade nas passarelas. Fiquei impressionada, porque particularmente amo o trabalho dele, e poder ter visto de perto certas peças que a gente vê só nas telas, ou no computador, foi realmente inspirador. Todos os detalhes, toda riqueza de materiais, tecidos, temas e toda sua inovação pra criar looks ao mesmo tempo tão comuns e tão únicos.


Na segunda sala, meu deleite: A coleção punk! "Punk Cancan" foi o nome dado a essa seção da exposição. Por mim, eu não saia mais dali, não precisava ver mais nada!


No alto, seis caixas, como pequens cenários mostravam "cenas" de um filme "Sado Maso", foi o que veio a minha cabeça. Todos os looks escuros, com bastante preto, vinil, couro, tachas, metal, correntes, chicotes.. Enfim toda ambiência deste universo.







No centro, o que me pareceu "a rainha", a mais linda de todas essas 'criaturas' do universo sadomasoquista. Seus gestos, e sua coroa ostentavam todo seu poder.



Ao lado, outras figuras contracenavam neste ambiente vermelho e preto.







Na sala ao lado, uma série de looks punks chamou toda a minha atenção. Como um look tão punk, tão 'rocker' a grosso modo, podia ser ao mesmo tempo tão glamouroso e refinado?
Esse talento dele, de fazer coisas simples se tornarem tão especiais e desejadas é que impressiona, me faz refletir e me inspira.








As peças são coisas que estão ai, digo, botas, coturnos, jaquetas de couro, estampa xadrez.. As referências são as mesmas: metal, couro, tachas, renda, tela... Mas ele as junta com tanta propriedade, tanta autenticidade, que se tornam 'açucar para os olhos'.








As pulseiras parecem feitas das latas do perfume que leva o nome dele, o querido "Jean Paul Gaultier"


























Esse look amarelo me chamou a atenção. Não sei exatamente por que, mas eu gostei muito. E olha que nem sou fã de amarelo, viu? Kkk... Achei que o amarelo virou um grande complemento do preto. Nesse universo punk, se utiliza muito preto, muita coisa escura.. Mas veja como ele utilizou as cores, cores vivas, amarelo, laranja, vermelho.. E especialmente o amarelo, eu achei que caiu muito bem com o preto, curti muita a estampa xadrez que escolheu, apesar de ser um básico, foi muito bem utilizado.









Detalhes desse look



















Mais uma composição com amarelo:



E por fim, as peças inspiradas no perfume.. Ou o perfume inspirado nas peças..
O queridinho perfume "Jean Paul Gaultier" meu favorito, de all times (não é só por que é assinatura dele não, o perfume é realmente muito bom) inspira peças e vice-versa. Os corsets, sua especialidade, ao meu ver, estão sempre presentes.






E claro, sua parceria com Madonna, quando ele criou os looks da turnê de 1990, "Blond Ambition". Os famosos corsets, com esses peitos pontudos, que mais ninguém poderia vestir com tanta autenticidade e audácia como ela.



Mais alguns:


Bom, é isso. Todas as fotos foram feitas por mim, durante a exposição. (Com exceção da de Madonna, claro, tirada da internet).
É só um olhar, sobre esse mundo fascinante da moda feita por Jean Paul Gaultier, um designer a frente do seu tempo, e com uma percepção do universo feminino fascinante.
A exposição conta com mais de 120 looks (cada um deles com várias peças incríveis incluindo sapatos, meias, bolsas e acessórios), cada um, uma experiência indiscritível. Há também videos (filmes, making of do trabalho com Besson em "O Quinto Elemento" que renderia um capítulo a parte, mas que eu não fiz fotos, infelizmente), prints, fotos, e toda genialidade de Jean Paul Gaultier.

Thursday 8 September 2011

Minha nova companheira

Comprei essa máquina de costura aqui e Montreal. Li um anuncio no craigslist (um site de vendas e anuncios). A garota estava vendendo a máquina de sua vó. Não sabia costurar, e provavelmente não conhecia a máquina q tinha em suas mãos... Eu já tinha pesquisado umas outras máquinas usadas, todas na faixa de 150, 200 dólares.. Pois bem, quando vejo a máquina, me apaixonei... "Quanto vc quer?" pergunto... Uns 40 dólares, ta bom pra vc?? Levei na hora!!

Minha primeira blogagem!

Criei esse blog pra falar de moda. Só de moda. Há tempos já queria ter feito isso... Mas agora está pronto, e tô cheia de idéias, cheia de coisas pra escrever.
Então, vamos lá! Mode on!
(Attention, que MODE, em françês, quer dizer Moda! ;)