Tuesday, 13 December 2011

The Fashion World of Jean Paul Gaultier


[Em Português]

A exposição "The Fashion World of Jean Paul Gaultier - From the Sidewalk to the Catwalk" em Montréal, Canadá conta a história do designer francês através dos seus trabalhos ao longo de sua carreira. Coleções de Alta Costura, croquis, fotografias de moda e muito mais! Edição, roteiro e apresentação: Carol Ribeiro. Imagens: Jera Cravo. Montréal, Québec - 2011.


[With English Subtitles]




A exposição segue ainda pra mais 4 cidades:


Dallas Museum of Art 
November 13, 2011 - February 12, 2012 

Fine Arts Museums of San Francisco, de Young 
March 24 - August 19, 2012 

Fundación Mapfre - Instituto de Cultura, Madrid 
September 26 - November 18, 2012 

Kunsthal Rotterdam, the Netherlands 
February 9 - May 12, 2013 





Informações completas, entrevista com o estilista, fotos, vídeos e boutique online, no site do Museu de Belas Artes de Montréalhttp://www.mmfa.qc.ca/jpg/en/index.html



Friday, 2 December 2011

McQueen Fall 2011

Essa coleção é realmente arrasadora! Pra mim, um dos melhores estilistas do mundo, ele mistura referências contrárias, como alfaiataria do século XIX, com elementos ultra-mega modernos, de uma maneira completamente harmônica e glamourosa.
Esse desfile foi o resultado do seu último trabalho, lançado pouco depois de sua trágica morte, na Semana de Moda de Paris. Sensacional. Os pretos (claro) são mais bonitos na minha opinião. Mas o contraste com o total white é que é o legal da colecão. Eis os meus preferidos:
McQueen forever!













Wednesday, 30 November 2011

Metallic

Os tecidos metalizados são mais uma das apostas da próxima estação. Com um ar sofisticado, se usado adequadamente, trazem um ar 'futurista', tendência que vem sido bastante buscada pelos designers, num momento da moda onde tudo já foi feito, já foi revisto, recriado... A busca agora é realmente pelo novo, um desafio cada dia maior.
Com isso, os tecidos metalizados ganham espaço, por trazerem essa atmosfera moderna. Alguns tem uma textura que parece quase 'líquida':

(Gianfranco Ferré - Fotosite)


Outros são mais comuns e vem em calças, vestidos, blusas.. tudo! O legal, pra tornar o look mais casual, é misturar com peças mais básicas, fazendo um estilo despojado. A peça terá destaque, e o look ficará incrivelmente chique e sofisticado! Aqui meus preferidos:



Os metálicos estão também nos acessórios, e ai tem um monte de coisa legal! Nas maquiagens, bolsas, sapatos... tudo! Fiz uma seleçãozinha básica de algumas coisas que acho legais. O All Star é sempre um clássico, e esse metalizado dá pra ser usado de várias formas dando um ar 'cool' ao look. Os esmaltes, uma das minhas paixões também, é uma forma de começar, para as mais tímidas. A clutch McQueen, nem-se-fa-la!! Maravilhosa! E o scarpin, basiquinho também! hehe


Só cuidado, pra não sair por ai parecendo que saiu um um filme de ficção científica! Um erro! Até a próxima!

Saturday, 19 November 2011

Color Blocking

O estilo 'color blocking' está em super alta. É bem interessante, por que dá pra misturar de várias maneiras. Seja num look mais clássico, com peças mais chiques, como estas:



Ou de uma forma mais simples, com menos cores. Se você não está disposta a ousar, e sair super colorida por ai, opte por uma composição com menos cores, ou com peças mais casuais, assim:



Ou então, com vestidos coloridos, com várias cores misturadas, formando uma estampa. Mais fáceis de usar, pois eles já fazem tudo por você!


Boa sorte!

Thursday, 17 November 2011

Sapatilha rocker by Gaultier

Esse sapato, criação de Jean Paul Gaultier, lembra uma sapatilha de ballet, pelas fitas em volta da perna, e o tecido de cetim, porém com um toque mais contemporâneo. As tachas dão um ar rocker, moderno, enquanto o lacinho na frente e o tecido brilhoso dão o toque feminino e sofisticado. Rei das misturas, Gaultier acerta mais uma vez na criacão desse scarpin moderninho. Lindo!

Tuesday, 4 October 2011

Semana de Moda de Montréal



A Semana de Moda de Montréal definitivamente se coloca no calendário internacional de semanas de moda do mundo. Há tempos que a cidade já ganhou seu reconhecimento pela moda produzida aqui, e então é chegada a hora do novo pólo produtor de moda da América do Norte ser colocado no lugar onde merece estar, e ganhar o título de Semana de Moda mais criativa do Canadá!






A SMM realmente tem um excelente potencial criativo. Trazendo os melhores designers canadenses, e também  designers de fora (este ano de Paris e Alemanha), eles mostram aqui, suas novas coleções exclusivas para a temporada Primavera-verão 2012, no Marché Bonsecours, na Velha Montréal.








Eu tive a chance de ver um dos desfiles, foi uma apresentação coletiva, de sete designers europeus, chamada Label Europe.







A moda na cidade de Montréal parece estar sempre a frente. Não sei se porque aqui tem tanta gente, de todos os lugares do mundo, isso faz com que as referências sejam tão diversas que acaba sendo bastante vanguardista, ao meu ver. Aquilo de tudo ao mesmo tempo agora.



Tirei algumas fotos, mas não vou me prender a fazer comentários específicos sobre elas. Vou utilizá-las apenas pra ilustrar meus comentários gerais sobre a moda que tenho observado nas ruas da cidade.









Estávamos saindo do verão, entrado no outono. A cidade ainda estava bastante quente, porém já percebíamos algumas pessoas nas ruas ensaiando se aquecer um pouco mais. A Semana era Summer/2012, mas ainda tinham algumas coisas de frio também. Ou seja, uma grande mistura de tendências e estilos, tanto os despojados e leves, pro verão, quanto coisas mais quentes, como várias peças de tricot, o favorito da estação, e que tem se tornado, particularmente, meu querido também!







Esses com pontos largos, misturados com pontos mais fechados são realmente bem interessantes. Dá um ar mais despojado, meio de roupa rasgada, porém tem o lado cool e clássico do tricot. E não é tão pesadão e quente! Adoro! Estão em várias vitrines pela cidade!

O preto, sempre lá, é meu favorito. Outono, que pede looks um pouco mais aquecidos, tem tudo a ver com superposição, meias, casacos mais leves... E dá pra abusar do preto, misturando com acessórios de cores mais abertas, sem perder a sobriedade.






Montréal tem looks pra todos os gostos. Uma andada na rua Sainte Catherine, a avenida da moda da cidade, onde estão todas as lojas legais, e você pode conferir toda essa riqueza. Tanto nas vitrines, como observando as pessoas, que trazem um pouco da moda de cada país, um pouco de cada estilo. Te garanto que é bastante variado!





Essas botinhas curtas estão por todas parte! Com um saltinho, e geralmente bem aquecida por dentro, algumas tem pelo na parte de cima, e são super fofas e versáteis! Servem tanto pra um look mais chique e clássico, quanto pra um mais despojado! Adorando!





 Bom, é isso por hoje! No próximo post vou comentar o Art Tattoo, que foi uma convenção de tatuagem que rolou aqui. Não foi um evento de moda, propriamente dito, mas com certeza, tem muita coisa a ver com moda! Até lá!



























Monday, 12 September 2011

Exposição Jean Paul Gaultier em Montréal




"The Fashion World of Jean Paul Gaultier: From sidewalk to catwalk" (O Mundo Fashion de Jean Paul Gaultier: Das ruas às passarelas) é o nome da  exposição, em cartaz no Museu de Belas Artes de Montréal. Incrível! Simplesmente incrível, apaixonante, um presente poder ter acesso a essa obra, coleção, a essas peças tão impressionantes! Pra mim, chegar a Montréal e encontrar essa exposição foi, sem dúvida, uma mostra do caminho a seguir.






Logo na entrada, uma série de manequins.. de longe não entendi direito como era o rosto delas. Chegando perto, vi que eram projeções das feições do rosto, num rosto liso, de madeira, apenas com o nariz em relevo. Muito bem feito, dando uma impressão realista. Já tinha visto algo parecido, numa outra exposição de Moda que fui em Londres.. mas era uma só. Aqui em Jean Paul, são uns 20 manequins, com essas projeções no rosto, algumas tem audio, falam com você.. Outras te olham, mudam as expressões. E uma delas, claro, é ele mesmo que vos fala! Muito interessante.


























Entrando no mundo de Jean Paul Gaultier, um pouco da sua história. Sua trajetória, das ruas de Paris e Londres, passando pelas parcerias no cinema e na música, com artistas como Almodovar, Luc Besson, Kylie Minogue à Madonna chegando aos dias atuais, com toda sua autenticidade nas passarelas. Fiquei impressionada, porque particularmente amo o trabalho dele, e poder ter visto de perto certas peças que a gente vê só nas telas, ou no computador, foi realmente inspirador. Todos os detalhes, toda riqueza de materiais, tecidos, temas e toda sua inovação pra criar looks ao mesmo tempo tão comuns e tão únicos.


Na segunda sala, meu deleite: A coleção punk! "Punk Cancan" foi o nome dado a essa seção da exposição. Por mim, eu não saia mais dali, não precisava ver mais nada!


No alto, seis caixas, como pequens cenários mostravam "cenas" de um filme "Sado Maso", foi o que veio a minha cabeça. Todos os looks escuros, com bastante preto, vinil, couro, tachas, metal, correntes, chicotes.. Enfim toda ambiência deste universo.







No centro, o que me pareceu "a rainha", a mais linda de todas essas 'criaturas' do universo sadomasoquista. Seus gestos, e sua coroa ostentavam todo seu poder.



Ao lado, outras figuras contracenavam neste ambiente vermelho e preto.







Na sala ao lado, uma série de looks punks chamou toda a minha atenção. Como um look tão punk, tão 'rocker' a grosso modo, podia ser ao mesmo tempo tão glamouroso e refinado?
Esse talento dele, de fazer coisas simples se tornarem tão especiais e desejadas é que impressiona, me faz refletir e me inspira.








As peças são coisas que estão ai, digo, botas, coturnos, jaquetas de couro, estampa xadrez.. As referências são as mesmas: metal, couro, tachas, renda, tela... Mas ele as junta com tanta propriedade, tanta autenticidade, que se tornam 'açucar para os olhos'.








As pulseiras parecem feitas das latas do perfume que leva o nome dele, o querido "Jean Paul Gaultier"


























Esse look amarelo me chamou a atenção. Não sei exatamente por que, mas eu gostei muito. E olha que nem sou fã de amarelo, viu? Kkk... Achei que o amarelo virou um grande complemento do preto. Nesse universo punk, se utiliza muito preto, muita coisa escura.. Mas veja como ele utilizou as cores, cores vivas, amarelo, laranja, vermelho.. E especialmente o amarelo, eu achei que caiu muito bem com o preto, curti muita a estampa xadrez que escolheu, apesar de ser um básico, foi muito bem utilizado.









Detalhes desse look



















Mais uma composição com amarelo:



E por fim, as peças inspiradas no perfume.. Ou o perfume inspirado nas peças..
O queridinho perfume "Jean Paul Gaultier" meu favorito, de all times (não é só por que é assinatura dele não, o perfume é realmente muito bom) inspira peças e vice-versa. Os corsets, sua especialidade, ao meu ver, estão sempre presentes.






E claro, sua parceria com Madonna, quando ele criou os looks da turnê de 1990, "Blond Ambition". Os famosos corsets, com esses peitos pontudos, que mais ninguém poderia vestir com tanta autenticidade e audácia como ela.



Mais alguns:


Bom, é isso. Todas as fotos foram feitas por mim, durante a exposição. (Com exceção da de Madonna, claro, tirada da internet).
É só um olhar, sobre esse mundo fascinante da moda feita por Jean Paul Gaultier, um designer a frente do seu tempo, e com uma percepção do universo feminino fascinante.
A exposição conta com mais de 120 looks (cada um deles com várias peças incríveis incluindo sapatos, meias, bolsas e acessórios), cada um, uma experiência indiscritível. Há também videos (filmes, making of do trabalho com Besson em "O Quinto Elemento" que renderia um capítulo a parte, mas que eu não fiz fotos, infelizmente), prints, fotos, e toda genialidade de Jean Paul Gaultier.